Quando a tireoide não funciona, o que acontece?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da saliência conhecida como pomo-de-adão (gogó).
Seu nome tem origem grega e significa “em forma de escudo”, medindo cerca de 5cm em condições normais.
A tireoide produz os hormônios T3 (Triodotironina) e T4 (Tiroxina), por influência da glândula  hipófise localizada no cérebro, que produz o TSH (Hormônio estimulante da tireoide).A função dos hormônios tireoidianos é manter o equilíbrio do metabolismo de todos os órgãos e tecidos do organismo que sofrem um processo de desaceleração no caso do hipotireoidismo.

O hipotireoidismo é mais frequente no sexo feminino, aumentando a sua frequência com a idade, acometendo de 10 a 15% das pessoas.
O envelhecimento da população, a facilidade na realização dos exames que detectam a doença e as informações que são fornecidas estão fazendo com que haja um aumento do número de casos diagnosticados.
A causa mais comum de hipotireoidismo é a doença conhecida como Tireoidite de Hashimoto, que é quando o próprio organismo, através dos anticorpos, ataca a tireoide (doença autoimune). Outras causas são: cirurgia de retirada parcial ou total  da glândula, dieta pobre em iodo e exposição a radiações.
  Os principais sintomas são: cansaço, apatia e desânimo, voz fraca, excesso de frio, arritmia cardíaca, esquecimento, depressão, sono exagerado, pele seca, unhas quebradiças, queda de cabelos, prisão de ventre, dores nos músculos e articulações, ganho de peso, aumento das gorduras no sangue, irregularidade menstrual, infertilidade, retenção de líquidos com inchaço nas pernas. Se a tireoide é preguiçosa, você tem problemas da cabeça aos pés.
O diagnóstico clínico é confirmado por exames de sangue que acusam um aumento do TSH e uma redução do T4.
O tratamento consiste na reposição hormonal com a levotiroxina sódica, sendo a dose e o seu ajuste individual dependendo da resposta do paciente à medicação, fazendo com que o paciente consiga levar uma vida normal.


HIPOTIREOIDISMO

FAÇA O TESTE

Você sente cansaço e desânimo com frequência?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Sofre de dores musculares e nas articulações?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Engordou mesmo com diminuição de apetite?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Apresenta inchaço nas pernas?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Teve prisão de ventre
(    ) SIM          (    ) NÃO

Sentiu mais frio que o normal? (Sensação térmica)
(    ) SIM          (    ) NÃO

Tem sofrido de depressão?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Tem tido esquecimento frequente?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Seus cabelos e sua pele estão secos?
(    ) SIM          (    ) NÃO

Sua unhas estão quebradiças?
(    ) SIM         (    ) NÃO

* Se a maioria das respostas foi sim, converse com seu médico.